top of page

Espécie endêmica de planta é descoberta nas dunas do Santinho

  • Foto do escritor: institutosantinho
    institutosantinho
  • 7 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Pesquisadores descobriram na área do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho uma planta que foi encontrada apenas nesta e em outra área distinta da costa brasileira. A Hypoxis atlântica é considerada endêmica da costa leste do nosso país, sendo localizada apenas nas dunas da Praia do Santinho, em Florianópolis, e na Bahia, há 1.732 quilômetros de distância.

“Apesar dos nossos melhores esforços para coletar esta espécie em outras áreas, tivemos que classificar o seu estado de conservação como “deficiente em dados’ “, comentaram os pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Københavns Universitet (Dinamarca) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles publicaram um artigo com fotos, mapa de distribuição e identificação da planta no periódico PhytoTaxa.

“Mesmo com a falta de registros entre estas áreas, acreditamos que esta espécie deve ocorrer ao longo da costa atlântica no leste do Brasil, entre as regiões nordeste e sul, possivelmente como uma espécie rara”, explica o artigo.

A planta tem entre 5 e 15 centímetros e floração o ano todo na cor amarela, segundo as observações de campo. Seu habitat é restrito às planícies arenosas costeiras, em depressões úmidas.

Os pesquisadores ressaltam que a costa brasileira como um todo é uma das áreas mais impactadas pela destruição de habitats naturais devido à urbanização intensa, o que ameaça minúsculos remanescentes naturais.

Este cenário é especialmente marcado na área em que foi criado o parque em fins de 2015, quando a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei construído em conjunto pela comunidade, especialistas e a prefeitura.

O parque abriga áreas de restinga, dunas, lagoas, banhados e floresta extremamente importantes para a recarga do Aquífero Ingleses – que abastece todo o norte da Ilha de Santa Catarina, para o bem estar da comunidade através dos serviços ecossistêmicos fornecidos e para a manutenção de mais de 150 espécies de aves, além de outras espécies como a Hypoxis atlântica.

Certamente, apesar do impacto já causado pela ação humana, a área do parque guarda ainda muitas espécies a seres descobertas. Assim, após a criação do parque, a comunidade luta agora para que a área tenha um Plano de Manejo, documento que guia a gestão em longo prazo das Unidades de Conservação.

*Créditos da image: Hypoxis atlantica/Funez et al/ A. Flor em uma perspectiva frontal B. Flor em uma perspectiva lateral C. Furta D. Túnica fibrosa


 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 Instituto Socioambiental Praia do Santinho.

bottom of page