Corrida noturna para 2 mil pessoas cruza Parque no Santinho sem autorização da FLORAM e em percurso
- ISAS
- 30 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
No próximo sábado, 01 de fevereiro, será realizada na Praia do Santinho a nona edição do Night Run, um evento de corrida noturna que terá como percurso (imagem abaixo) a praia e também trechos de trilha em meio à restinga dentro do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho. A área tem sido objeto de ações de recuperação por parte da comunidade e da FLORAM.

Serão 2 mil competidores com duas opções de percurso, ambas atravessando o Parque, uma Unidade de Conservação de proteção integral criada em 2016 após forte mobilização da comunidade local visando a salvaguarda dos ecossistemas sob alta pressão do crescimento desenfreado no norte da ilha.
Foram necessárias duas décadas de tentativas para a criação do Parque instituído pela Lei Nº 9.948/2016 com mais de 223 hectares de dunas, restinga, florestas e lagoas localizadas entre as praias do Santinho e Ingleses. O Parque também busca valorizar a pesca artesanal e a comunidade tradicional que reside no seu entorno há mais de 180 anos.
No ano de 2018 foi constituído o Conselho Consultivo Gestor do Parque, quando os trabalhos de melhorias se intensificaram para tirar do papel a Unidade de Conservação e proporcionar melhores condições aos seus usuários.

Desde então o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho - ISAS, a Associação de Pescadores Artesanais da dos Ingleses Sul - ACASI, a Intendência da prefeitura de Florianópolis, a Fundação do Meio Ambiente - FLORAM e dezenas de voluntários vem trabalhando para acabar com os mais de 20 caminhos que cortam a região das Dunas entre o Santinho e a praia dos Ingleses e danificam os ecossistemas (imagem).
Após o planejamento do melhor percurso para os pescadores acessarem os ranchos de pesca foi iniciado o trabalho com a colocação de mais de 50 caminhões de saibro, 500 moirões e muito, mas muito trabalho braçal e de maquinário pesado. Assim, foi estabelecido o Caminho dos Pescadores, onde são retiradas mais de 400 toneladas de pescado por ano, melhorando a condição de trabalho de mais de 150 famílias que tiram seu sustento dia e noite do mar.
E é neste terreno que será realizado o Night Run, onde cerca de 2 mil pessoas correrão entre trechos de trilhas sensíveis em meio à restinga e a estrada de saibro cuja manutenção custou tanto trabalho e dedicação da comunidade e dos órgãos competentes, além de recursos financeiros públicos.
A organização do evento, mesmo sendo alertada pelo Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM nada fez para aprimorar o percurso ou amenizar os danos ambientais a um local tão querido pela comunidade e com uma biodiversidade em frágil recuperação.
O ISAS manifesta profunda preocupação e indignação com tamanho descaso da organização do evento. Nossa instituição apoia os usos públicos do parque, especialmente para a realização de evento esportivos - muito importantes para informar os praticantes que estão em uma Unidade de Conservação e sensibilizá-los para a questão ambiental -, porém que tais eventos sejam efetivados dentro da legalidade e com maior respeito aos ecossistemas e população tradicional.
Comments