Parceria entre comunidade e poder público ajuda a manter a integridade do Parque Natural Municipal L
- ISAS
- 28 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Ocupação irregular é estancada no canto sul dos Ingleses; retomada de ações para a recuperação dos ecossistemas acontece nesta quinta-feira
Nesta quarta-feira pela manhã, a FLORAM – Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis, a Polícia Militar e a Secretária de Obras retiraram uma ocupação irregular no canto sul da Praia dos Ingleses de pessoas montando acampamento no local que, além de ser Área de Preservação Permanente, faz parte do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho. A ação teve o apoio da ACASI – Associação de Pescadores do Sul dos Ingleses.
O ISAS parabeniza a ACASI e a FLORAM pelo cuidado e proteção desta Unidade de Conservação tão importante para a manutenção da biodiversidade nos ecossistemas remanescentes no norte da Ilha e de áreas essenciais para a recarga do Aquífero Ingleses.
Ambos, em parceria com o ISAS e a Intendência de Ingleses, vem realizando ações de limpeza e contra irregularidades, além de participarem efetivamente no processo de organização da área que vem acontecendo com mais intensidade desde dezembro de 2018.
Nesta quinta feira (28/03/2019), às 9:00 da manhã, mais uma atividade deu continuidade à reorganização da via dos pescadores e redução da pressão dos veículos automotores sobre os ecossistemas do Parque. Foram formados quatro grupos de trabalho: caminho dos pescadores, estacionamento, pórtico e placas de sinalização. Haverá um plantio de vegetação nativa da restinga.
No caso da ocupação do terreno onde antigamente havia a Marina, a situação da área está judicializada devido à Ação Civil Pública da Procuradora do Ministério Público Federal, Doutora Analúcia Hartmann, que questiona o uso da Área de Preservação Permanente.
Enfatizamos a importância deste trabalho conjunto entre e a comunidade e o órgão público para a preservação dos ecossistemas e da cultura local.
Comments