Audiência Pública de empreendimento é cancelada devido a manifestações da comunidade do Santinho
- ISAS
- 2 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

A Audiência Pública marcada para a quarta-feira (27 de fevereiro) com o intuito de apresentar à comunidade da Praia do Santinho o projeto e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento Costão dos Atobás foi cancelada após manifestações da população.
Após a abertura oficial da Audiência, o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho – ISAS pediu a palavra para solicitar o cancelamento e consequente adiamento da mesma embasado no Plano Diretor da cidade de Florianópolis, que estabelece que o EIV deve vir acompanhado de um Relatório de Impacto de Vizinhança (Artigo n° 268), um documento que visa apresentar as linhas gerais do EIV de forma mais acessível e resumida.
O ISAS entende que o RIV é importante, pois é uma ferramenta para facilitar a compreensão por parte da população dos impactos negativos e positivos de alguns empreendimentos, sobretudo devido ao pouco tempo que foi dado à comunidade para ler o EIV – menos de uma semana foi o tempo entre os primeiros avisos que a Audiência aconteceria e o evento em si.
Após a manifestação do ISAS, a população começou a demonstrar a sua insatisfação com a forma e a velocidade com que o processo de consulta pública sobre a aprovação do empreendimento vem sendo conduzido. Muitas pessoas iniciaram uma série de críticas inflamadas até que a apresentação se tornou insustentável.
O ISAS acredita que tal situação chegou a este ponto devido a consciência popular que o bairro não comporta mais um mega empreendimento (mais de 1.300 moradores estimados), seja no sentido da infraestrutura já tão deficitária ou seja na capacidade de carga ambiental já esgotada.
Comentarios