Comunidade realiza Abertura Extraordinária do Parque Lagoa do Jacaré no Dia da Mata Atlântica, na Pr
- institutosantinho
- 3 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

No último domingo (27), Dia Nacional da Mata Atlântica, a comunidade da Praia do Santinho, liderada pelo Movimento Eu Sou Jacaré Poiô e o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho, se uniu para reforçar o movimento de reconhecimento e valorização do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho. Cerca de 300 pessoas desfrutaram de um maravilhoso evento de respeito, consciência, amor, cuidado e integração popular visando pressionar o poder público para a efetivação da Unidade de Conservação criada em 2016.

Foram diversas atividades: às 6h30min observação de aves e saudação ao Sol, seguido de prática de yoga, do VI circuito internacional de caminhadas na natureza, roda de capoeira, danças circulares, exposições de arte, brincadeiras, oficinas e briques. Ao meio dia foi realizado um ato simbólico com o plantio de mudas nativas da região e a celebração da Abertura Extraoficial do Parque Lagoa do Jacaré. À tarde, iniciaram as apresentações de circo, teatro e música, com as bandas Badejah e Refinaria (por conta da falta de combustível a Banda Iriê ficou impossibilitada de participar, mas já confirmaram a presença no próximo evento). Para encerrar o lindo domingo de Sol na beira da Praia do Santinho, os participantes saudaram a Lua cheia que brindava o evento.
Todas as atividades foram gratuitas, organizadas de forma voluntária pela comunidade, e contaram com o apoio do comércio local. O evento enfatizou a importância da criação do Conselho Gestor do Parque da Lagoa do Jacaré, que seria o primeiro passo para a sua efetivação, seguido da elaboração de um Plano de Manejo que deve nortear a implantação de fato desta Unidade de Conservação.

Sendo a mais nova Unidade de Conservação de Florianópolis, criada pela lei n° 9.948 de 2016, a comunidade vem pressionando e trabalhando junto com o poder público, em especial com a FLORAM, para a constituição do conselho gestor. Porém, tendo passado mais de dois anos da sua criação, nada de concreto foi realizado para que o Parque Lagoa do Jacaré possa cumprir seus objetivos.
A FLORAM, órgão gestor do parque, conta com apenas dois funcionários para administrar nove Unidades de Conservação de norte a sul da ilha e precisa de mais força para conseguir realizar esta tarefa de forma bem sucedida e à altura da riqueza do patrimônio natural presente em nossa cidade. A comunidade da Praia do Santinho está atenta e mobilizada pela constituição do conselho e implantação desta Unidade de Conservação tão importante para a preservação dos remanescentes de Restingas e lagoas costeiras do norte da Ilha e para a recarga do Aquífero Ingleses.



Comments