Primeira edição do Revoar Brasil encerra com sucesso em Florianópolis
- Fernanda B Muller, ISAS
- 8 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Após dois dias de integração e intensas trocas de conhecimento, encerrou-se o I Revoar Brasil, encontro de observadores de aves realizado em Florianópolis com o objetivo de discutir a relação das aves com os ecossistemas e o desenvolvimento da atividade de Birdwatching no país com ênfase na região sul.
Mais de 50 pessoas lotaram o evento que reuniu as três esferas do poder público (FLORAM, IMA e ICMBio) com a sociedade civil, o terceiro setor e a academia. O encontro, organizado pelo Instituto Socioambiental da Praia do Santinho - ISAS, em parceria com o ICMBio, Cemave, IMA, FLORAM, e UFSC (Observatório de Áreas Protegidas) teve como sede a Estação Ecológica de Carijós e o Parque Municipal da Lagoa do Peri.

As palestras proferidas durante o encontro foram bem heterogêneas e trouxeram aspectos históricos, científicos, educacionais e populares a respeito das aves e seus ecossistemas e da atividade de observação de aves.
Alunos da Escola Maria Tomázia Coelho, localizada na Praia do Santinho em Florianópolis, tiveram a oportunidade de conhecer na prática como é realizada a atividade na Esec de Carijós e quem sabe futuramente desenvolver estas habilidades no Parque Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, local conhecido pela diversidade de aves e onde encontra-se a escola.
Foram registradas 50 espécies de aves durante as saídas de campo, que ocorreram nos dois dias do evento (Listas ebird: S49060927 e S49061506).

Uma moção em apoio a criação de unidade de conservação na foz do Rio Tijucas (SC) foi elaborada e assinada pelos participantes e entidades presentes e será encaminhada aos órgãos competentes.
A próxima edição REVOAR BRASIL será realizada em 2019 com a promessa de estreitar ainda mais os laços entre as instituições para o pleno desenvolvimento da observação de aves como uma ferramenta de suporte à conservação, ao envolvimento social e ao desenvolvimento econômico no Estado de Santa Catarina.
“Agradecemos todos os participantes, palestrantes, monitores e parceiros que fizeram este encontro atingir seus objetivos gerais e proporcionar, principalmente, conhecimento de ponta sobre as aves, o reencontro entre amigos, novas amizades e parcerias em um ambiente descontraído“, comentou Fabricio Basilio de Almeida, um dos organizadores do evento.

Comments